
Hidrocolonterapia
A especialidade

A hidrocolonterapia é uma técnica de limpeza e desintoxicação do corpo através de lavagem, contínua e profunda, do intestino grosso e suas paredes.
Uma sessão de hidrocolonterapia consiste na infusão suave, segura e sistêmica de água previamente filtrada e purificada no cólon vis ânus e reto inferior. Também, segundo as indicações terapêuticas, pode-se fazer irrigação de cólon com infusão de plantas medicinais, o que ajuda no tratamento e cicatrização local da mucosa. Durante a sessão, realizam-se vários preenchimentos e esvaziamento de água, implementando técnicas de respiração, e uma massagem abdominal suave.
É um método complementar eficaz nos tratamentos das alterações metabólicas e doenças sistêmicas. Utiliza-se de uma aparelhagem moderna que facilita a utilização total e o controle absoluto de todas as constantes. Este equipamento permite fazer a limpeza total e eficaz do intestino grosso com alta segurança.
O sistema automático de preenchimento e esvaziamento instantâneo de água ajuda a dissolver todos os depósitos aderidos no cólon, de forma definitiva.
Durante a sessão de hidroterapia do cólon, a descarga com resíduos fecais passa por um tubo transparente iluminado, que permite ao naturopata fazer observação e receber informação importante para o diagnóstico. Além disso, este equipamento tem o sistema de coleta de amostra para análise em forma imediata.
Durante o procedimento, utiliza-se uma cânula, conectada a dois circuitos fechados, permitindo a entrada de água pura e saída de água carregada de resíduos pelo reto, de forma independente. O tratamento é totalmente seguro em relação a contaminações externas, devido ao uso de materiais descartáveis. Depois de cada sessão, o equipamento faz, automaticamente, a desinfecção.
Uma sessão de hidroterapia do cólon tem duração de 45 a 60 minutos, com a utilização de 30 a 40 litros de água de lavagem total.
Para obter uma limpeza completa e um efeito profundo, terapêutico, é necessário realizar uma série de três sessões de tratamento, com um período de 3 a 5 dias entre cada uma.
A primeira sessão consegue limpar o material residual impactado por muito tempo, aliviar a flatulência e perder alguns quilogramas de peso, mas é a segunda sessão e a terceira as que obtêm a limpeza profunda do cólon e o efeito terapêutico de longo prazo.
A hidrocolonterapia é totalmente higiênica, indolor e inodora, excluindo qualquer efeito desagradável.
Entretanto, podem-se experimentar certas sensações desagradáveis, devido à constipação, espasticidade, excesso de flatulência, sensação de pressão suave quando a água enche o cólon e grande alivio em cada uma das descargas.
Durante a sessão, o paciente permanece em decúbito dorsal a maior parte do tempo, alternando com decúbito lateral, tendo a possibilidade de comunicar-se com o naturopata responsável a qualquer momento e comentar suas sensações.
Logo depois da sessão, o paciente pode sentir cansaço, é necessário realizar uma atividade física moderada posterior à terapia.
Benefícios imediatos da hidrocolonterapia:
-
Retirada de resíduos
Ao eliminar a maioria ou totalidade do conteúdo intestinal, há uma série de fatos:
-
Diminuição do volume total do cólon, fazendo com que a compressão exercida sobre os órgãos da cavidade abdominal desapareça ou atenue-se, produzindo um efeito relaxante sobre os órgãos situados em um nível superior;
-
Diminuindo da pressão intra-abdominal: este processo favorece o retorno venoso das extremidades inferiores e da zona pélvica para o coração;
-
Atenuação da pressão sobre os quadris e a zona da coluna lombar, favorecendo, dessa maneira, a correta função das articulações e diminuindo as dores isquiáticas.
Cicatrização e renovação
O efeito calmante e anti-inflamatório das paredes intestinais. Uma vez limpo e aliviado da saturação de elementos tóxicos e da mucosidade, com uma dieta apropriada (de acordo o seu sangue), o epitélio intestinal é capaz de recupera-se e cicatrizar em alguns dias, com a formação de novas células e muco saudável que favorece o equilíbrio da microflora.
Desintoxicação:
É benéfico para todos os sistemas, mas o efeito mais próximo pode ser observado sobre:
-
O sistema nervoso: melhora o estado emocional, gera mudanças passivas em casos de insônia, depressão, ansiedade, fobias, enxaquecas;
-
O sistema tegumentar: diminuir a irritação e a inflamação da dermatite atópica, eczema, psoríase, acne; observa-se a menor retenção de líquidos pelo tecido conectivo.
Benefícios da hidrocolonterapia em longo prazo
Alguns deles são os seguintes:
-
A estimulação do sistema imunológico;
-
A digestão correta com a passagem completa de nutrientes e substâncias à corrente sanguínea;
-
A estimulação da memória e o funcionamento do sistema nervoso central;
-
A vitalidade da mucosa intestinal, com formação de uma microflora equilibrada;
-
A motilidade regular do intestino;
-
As mudanças metabólicas positivas, etc.
INDICAÇÕES GERAIS PARA A HIDROCOLONTERAPIA
-
Constipação;
-
Diarreia crônica;
-
Atonia do cólon (debilidade dos músculos);
-
Abundância de gases e flatulências;
-
Cólon irritável;
-
Obesidade e sobrepeso;
-
Doenças inflamatórias crônicas;
-
Doenças metabólicas;
-
Doenças e problemas de pele;
-
Alergias em geral;
-
Problemas menstruais;
-
Estresse, insônia, ansiedade;
-
Problemas circulatórios, insuficiência venosa e linfática;
-
Prevenção e envelhecimento;
-
Preparação para colonoscopia e tratamento cirúrgicos.
